Mãe de jovem morta após ligar pedindo socorro comemora prisão de suspeito: ‘Me matou também’


Ianca Victoria de Oliveira Silva, de 19 anos, havia acabado de sair da faculdade em Registro (SP) quando foi abordada e morta. A polícia investiga o caso, que tem características de latrocínio. Ianca foi morta com golpe ‘mata-leão’ momentos após sair da faculdade em Registro (SP)
Arquivo Pessoal
A mãe da estudante de farmácia Ianca Victoria de Oliveira Silva, de 19 anos, cujo corpo foi encontrado em uma área de mata em Registro (SP), disse ao g1 que a prisão do homem, de 35 anos, suspeito por ter matado a filha dela é um alívio, mas que está sofrendo bastante com a perda da jovem, que foi vítima de um ‘mata-leão’ [que causa a asfixia] durante uma tentativa de roubo.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp
A jovem desapareceu após ligar para o namorado pedindo socorro na noite de 11 de setembro. Ela havia acabado de sair do Centro Universitário do Vale do Ribeira (Unisepe), onde foi vista pela última vez por amigos na própria faculdade, que fica perto do local onde o cadáver foi encontrado na manhã seguinte, em 12 de setembro. O investigado foi preso na última segunda-feira (23).
“Me dá um pouco mais de alívio do que sobrou do meu coração. Ele me matou também, matou uma parte de mim e o que sobrou está um pouquinho aliviado. Ele não vai fazer mais isso com ninguém, não vai fazer mais nenhuma mãe sofrer o que estou sofrendo”, disse Rosa Aparecida de Oliveira Azevedo, mãe da vítima.
Rosa afirmou que, infelizmente, a filha não irá voltar, mas que a justiça foi feita. “Está sendo muito sofrido, mas estou um pouquinho aliviada em saber que esse monstro está preso, esse maldito, quero que ele sofra muito, e que apodreça na cadeia”.
Segundo ela, o investigado não conhecia a filha. “Graças a Deus prenderam o maldito que matou minha filha. Isso dá um pouquinho de alento para o meu coração, o que sobrou do meu coração, dá um pouquinho de alivio”.
Prisão do suspeito
(à esq.) Jovem que foi morta após desaparecer em Registro (SP) e buscas pelo suspeito, que foi preso na cidade, sendo realizadas (à dir.)
Arquivo Pessoal e Polícia Civil/Divulgação
O delegado Marcelo de Freitas, da Delegacia Seccional de Registro disse, em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Globo, que a investigação está sob sigilo, mas que o suspeito confessou informalmente o crime ao ser preso na noite de segunda-feira (23).
De acordo com o delegado, desde a morte da jovem, a Polícia Civil realizava diligências para o esclarecimento do caso. “Nós reunimos provas técnicas, tecnológicas, provas científicas, levantamento de campo, fragmentos de imagens, enfim, exames de DNA”.
“A polícia tem uma gama [de elementos], várias provas foram produzidas que nos levaram até esse investigado que, na data de ontem, teve a prisão temporária decretada após nossa representação ter sido apreciada pelo poder judiciário”, disse o delegado.
Conforme apurado pelo g1, o investigado foi preso próximo a um terreno abandonado, no Jardim das Palmeiras. O homem não é morador em situação de rua, mas é usuário de crack e não tem trabalho fixo. Ele costuma dormir na casa da mãe.
O inquérito ainda não foi concluído, mas a investigação trabalha com o latrocínio, tendo em vista que a jovem foi morta durante uma tentativa de roubo. O suspeito tentou roubar o celular da vítima, que caiu na área de mata e por causa do escuro não foi levado.
Morta com ‘mata-leão’
Polícia prende suspeito de matar jovem em Registro
De acordo com a Polícia Civil, os ferimentos no corpo da vítima e demais circunstâncias, indicaram que a prática de crime foi violenta, sendo que a possível causa da morte foi asfixia causada, provavelmente, com um golpe ‘mata-leão’.
A investigação foi conduzida por policiais da DIG de Registro em conjunto com a Delegacia Seccional de Polícia da mesma cidade. Após um trabalho de diligências e inteligência, os agentes identificaram o suspeito do crime. Com o mandado de prisão temporária expedido, realizaram buscas na região, localizaram e prenderam o indivíduo, que foi levado à delegacia.
Mãe soube da morte ao registrar BO
Jovem que desapareceu após ligar para o namorado pedindo socorro foi encontrada morta, em Registro (SP)
Arquivo Pessoal
Rosa, mãe da vítima, relatou que o namorado da filha foi até a casa dela para avisar que recebeu uma ligação da jovem pedindo socorro às 22h05 de 11 de setembro. A mãe tentou registrar um boletim de ocorrência na delegacia, mas foi orientada a retornar no dia seguinte, pois um crime estava sendo apresentado.
Após registrar o BO, no dia 12, foi informada que a polícia já estava investigando o caso. Quando estava deixando a delegacia, os agentes chamaram o marido dela em uma sala. “Eu já sabia que tinha acontecido alguma coisa com ela, eles quiseram dar notícia para ele primeiro para ele falar pra mim”.
A mãe explicou que a jovem, estudante de farmácia no 1º ano, trabalhava em uma loja de roupas e esperava o ônibus na frente da faculdade. Ainda não se sabe o que aconteceu no momento em que ela se afastou da faculdade ou do grupo de pessoas que esperava no ponto de ônibus.
Rosa descreveu a filha como uma pessoa estudiosa e querida por todos, sem inimigos aparentes. A família está perplexa e sem explicações sobre o autor ou a motivação do crime, que chocou a todos pela brutalidade.
O caso
Jovem que desapareceu após ligar para o namorado pedindo socorro foi encontrada morta, em Registro (SP)
Arquivo Pessoal e Rinaldo Rori/g1
As polícias Civil e Militar estiveram no local. O caso é investigado como homicídio pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG). O Instituto de Criminalística (IC) foi acionado e recolheu objetos que vão auxiliar nas investigações, como uma mochila ensanguentada — a equipe de reportagem não foi informada se pertence à vítima.
A Unisepe publicou um comunicado lamentando a morte de Ianca nas redes sociais. “Nossos corações estão em luto pela perda irreparável de nossa querida aluna do curso de farmácia. Que a paz a envolva, e a sua memória seja eternamente lembrada”.
Jovem que desapareceu após ligar para o namorado pedindo socorro foi encontrada morta, em Registro (SP)
Rinaldo Rori/g1
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.