Cirurgia em anta de 200 kg mobiliza equipe em hospital universitário de Campinas


Antônio, de 10 anos, sofre de uma condição clínica aonde parte do intestino grosso deslizou para fora do corpo. Procedimento foi realizado nesta terça (24). Antônio, anta de 10 anos e 200kg, passa por cirurgia na PUC-Campinas
Reprodução/EPTV
Profissionais do Bosque dos Jequitibás e da PUC-Campinas se mobilizaram para salvar Antônio, uma anta de 10 anos e 200 kg que sofre de com uma condição clínica delicada e precisou passar por um procedimento cirúrgico.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Segundo a equipe, Antônio sofre de “prolapso do reto”, que acontece quando o intestino grosso desliza para fora do corpo. O procedimento precisou ser feito na clínica veterinária da universidade onde alunos e professores podem acompanhar a intervenção.
Leandro Elias Silva Biazzo, veterinário responsável, explicou que foram realizados procedimentos no próprio Bosque, mas pela falta de estrutura e necessidade de um ambiente estéril, a anta teve de ser levada até a clínica.
“A instituição tem uma política de proteção ao bem-estar animal, então a gente tem muito interesse tanto em auxiliar como colocar o animal para a aula”, fala.
Assim que receber alta, a anta voltará ao recinto no Bosque dos Jequitbás.
Anta passa por cirurgia em clínica veterinária da PUC-Campinas
A cirurgia
No local já foram realizadas ao menos 100 intervenções cirúrgicas de animais de grande porte, geralmente cavalos, mas também foi onde passou a parceira de Antônio, Madalena, que retirou um tumor na boca em junho de 2023.
Antes de cada cirurgia, os pacientes passam por uma pré-sala de indução, onde recebem a medicação pré-anestésica. Essa sala foi cuidadosamente preparada, com paredes acolchoadas e piso emborrachado, para evitar qualquer risco de acidentes durante o processo de contenção.
A mesa cirúrgica tem ajuste de altura para garantir a melhor ergonomia ao cirurgião durante o procedimento. E toda a intervenção é acompanhada por outros profissionais, professores e alunos que ficam no andar superior observando por uma claraboia.
Nos casos de animais silvestres, como o que ocorreu nesta terça-feira (24), o hospital é consultado antecipadamente para verificação de disponibilidade do centro cirúrgico.
A clínica não recebe qualquer animal – a própria universidade acolhe algumas ocorrências, em geral, para fins acadêmicos e educacionais.
No caso do Antônio, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Campinas entrou em contato com a faculdade antes de marcarem a cirurgia.
Antônio, anta do Bosque dos Jequitibás, passa por cirurgia de alta complexidade em hospital universitário de Campinas
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.