Operação desativa cinco rádios que interferiam na comunicação do Aeroporto Internacional de SP, diz Anatel


Foram recolhidos cerca de dois quilômetros de cabos que passavam pela mata, entre Guarulhos e Mairiporã. Segundo a Anatel, os equipamentos afetavam na radionavegação aérea. Parte do equipamento que estava na mata, na Grande São Paulo
Reprodução
Uma operação desativou cinco rádios clandestinas em uma área de mata entre Guarulhos e Mairiporã, na Grande São Paulo, na manhã desta terça-feira (24). Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as ligações interferiam nas torres de controle do Aeroporto Internacional de São Paulo.
Marcelo Scabarozi, gerente regional da Anatel, explicou que foi retirada meia tonelada de cabos de energia que era furtada. O material foi recolhido pela concessionária responsável pela distribuição de energia da região.
“Os cabos eram passados pela mata por mais de dois quilômetros. Cinco rádios foram desativadas e interferem na radionavegação aérea, no sistema ILS [Sistema de Pouso por Instrumento] de pousos e decolagens”, afirmou.
Participaram da ação o Ministério Público Federal, guardas municipais, Fundação Florestal, Anatel e uma equipe dos bombeiros, que ajudou os fiscais da Anatel a subirem nas árvores.
Equipes fizeram buscas por equipamentos na mata
Reprodução
‘Caçada’ por sinal
Na sexta-feira (13), as investigações sobre as causas de uma interferência que afetou o Sistema de Posicionamento Global (GPS) no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, no início do mês haviam sido encerradas. Voos de companhias aéreas registraram atrasos e cancelamentos.
No fim da tarde do dia 3 deste mês, os agentes localizaram uma torre de celular no Pari, região central da capital paulista, suspeita de ser a fonte do problema. Segundo a GRU Airport, responsável pela gestão do aeroporto, o sinal do GPS só foi regularizado quando a estrutura foi desligada.
Anteriormente, Marcelo explicou que as equipes chegaram a desligar a torre de celular em São Paulo, e a interferência desapareceu. Ao religarem para novas análises na pista do aeroporto, o problema não voltou.
Torre de celular na região central de São Paulo
Abraão Cruz/TV Globo
Impacto nos voos
Na ocasião, a Gol disse que seis voos foram cancelados devido a interferências no sinal de sistema GPS no aeroporto de Guarulhos (GRU). A Azul confirmou que dois voos foram cancelados e que cinco decolaram com atraso devido à falha. E a Latam informou que algumas decolagens sofreram atrasos.
Segundo a concessionária GRU, devido à intermitência no sistema de navegação (GNSS), que é específico para aeronaves, algumas empresas aéreas enfrentaram atrasos pontuais nas decolagens do aeroporto de Guarulhos.
Dias antes, o problema chegou a provocar cancelamentos de diversos voos com origem ou destino ao aeroporto.
Anatel apura interferência de sinal de GPS em Guarulhos
Reprodução

Adicionar aos favoritos o Link permanente.