Ao NE1, João Campos diz que vai construir parques alagáveis e cinco complexos educacionais e responde sobre irregularidades em creches


Prefeito abriu nesta segunda (23) série de entrevistas do NE1 com os candidatos à prefeitura do Recife. João Campos (PSB) é entrevistado no NE1
Luiza Mendonça/g1
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), candidato à reeleição, disse nesta segunda-feira (23) que vai construir parques alagáveis nas margens dos rios, criar cinco complexos educacionais para expandir a rede de ensino integral e respondeu a uma pergunta sobre investigação de irregularidades em creches.
João Campos abriu a série de entrevistas do NE1, da TV Globo, com os postulantes ao comando da capital pernambucana.
Os três candidatos que tiveram ao menos 5% na última pesquisa eleitoral do Datafolha serão entrevistados ao vivo pelos jornalistas Márcio Bonfim e Gustavo Ferreira.
As entrevistas têm duração de 30 minutos, e as íntegras ficarão disponíveis no Globoplay.
A ordem dos entrevistados foi definida por sorteio realizado com a participação dos representantes dos partidos em 19 de setembro. Na terça-feira (24), é a vez de Daniel Coelho (PSD) e, na quarta (25), o entrevistado será Gilson Machado (PL).
[Esta reportagem está em atualização]
Irregularidades em creches
João Campos responde a pergunta sobre investigação em creches
João Campos foi questionado sobre supostas irregularidades e falta de alvarás de creches conveniadas à prefeitura do Recife, algo que tem sido explorado por adversários do atual prefeito na campanha eleitoral. No dia 16 de setembro, o Ministério Público instaurou um inquérito civil para apurar as denúncias, e solicitou vistoria em cinco creches.
O atual prefeito defendeu o modelo de expansão por meio de convênio e afirmou que ele é aprovado pelo Ministério da Educação. Disse, também, que existe um “problema sistêmico nacional”, mas que a rede municipal, inclusive conveniada, “tem indicadores muito melhores do que qualquer rede estadual ou municipal brasileira” (veja vídeo acima).
“Qualquer instituição ou pessoa que saia da conduta vai ser punida. Nós fizemos a notificação de cinco creches desde o ano passado, que não se adequaram, e fizemos desligamento. […] São 76 unidades. A grande maioria já tem a licença dos bombeiros. Todas as outras já solicitaram. Agora, tem um dado que também tem que ser dito. Se você olhar as redes de educação do Brasil inteiro, inclusive a de Pernambuco. Foi feita uma vistoria pelo Tribunal [de Contas do Estado] em 100 escolas. Noventa e oito não têm licença do bombeiro para funcionar”, disse o prefeito.
Educação integral
Para a educação, João Campos prometeu construir cinco novos complexos educacionais para, assim, expandir a rede de educação integral no município. Com esses equipamentos, segundo ele, será possível abrir 2,5 mil novas vagas na rede municipal.
Parques alagáveis
Durante a entrevista, ele também foi questionado sobre propostas para lidar com os efeitos das mudanças climáticas na cidade. Ele disse que uma das estratégias que pretende utilizar, se for eleito, é a de construir parques alagáveis nas margens dos rios, para que a água seja absorvida por essas estruturas, evitando enchentes.
Ele também disse que algumas obras de mobilidade na cidade podem servir como reservatórios de água, e deu o exemplo de serviços realizados na Zona Sul do Recife.
“Vai ter a duplicação da ladeira da Cohab, nós vamos requalificar a Avenida Dois Rios e a Dom Hélder. A Dom Hélder, que é aquela que chega na Avenida Recife, nós vamos elevar o nível dela e, embaixo, vai ficar um grande reservatório de água para poder conter as cheias daquela região, que é sempre um problema crítico”, disse.
Biografia
Atual prefeito, João Campos tem 30 anos e é engenheiro civil. É filho do ex-governador Eduardo Campos e neto do também ex-governador Miguel Arraes, ambos já falecidos. Entrou na política como chefe de gabinete do ex-governador Paulo Câmara (sem partido), em 2016.
Em 2018, se elegeu deputado federal com votação recorde de mais de 460 mil votos. Deixou o mandato após dois anos para assumir a prefeitura, após um segundo turno acirrado em que enfrentou a prima, ex-deputada federal Marília Arraes (à época, no PT). Quando assumiu, aos 27 anos, se tornou o mais jovem prefeito de uma capital brasileira.
VÍDEOS: Clarissa Góes entrevista João Campos (PSB)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.