Tempo seco favorece o mau hálito; veja como evitar

Tempo seco favorece o mau hálitoFoto: Reprodução

Nos últimos dias, o tempo seco tem afetado todo o Brasil, e essa condição pode impactar a saúde, especialmente a saúde bucal. O ar seco diminui a produção de saliva, e muitas pessoas, devido a problemas respiratórios comuns nesse clima, acabam respirando pela boca, o que agrava o ressecamento da mucosa oral.

Com menos saliva, que tem função protetora, a boca fica mais vulnerável a problemas como cáries e doenças periodontais, além de favorecer o mau hálito, conforme explica o cirurgião-dentista Hugo Lewgoy, doutor pela USP e consultor da Curaden Swiss. Entenda mais sobre saúde bucal e conheça formas de se livrar do mau hálito nos dias secos!


Você também pode se interessar:


Como cuidar da saúde bucal nos dias secos

Para evitar o mau hálito e outros problemas de saúde bucal durante o tempo seco, é fundamental combater o ressecamento das mucosas orais. O dentista Hugo Lewgoy recomenda beber pelo menos 2 litros de água por dia para garantir uma boa produção de saliva e prevenir a formação de saburra lingual. O uso de umidificadores de ar também é benéfico.

Além disso, é importante escolher cremes dentais sem Lauril Sulfato de Sódio (LSS), que pode piorar o ressecamento e causar aftas. Produtos como os cremes dentais Be You ou Enzycal são boas opções, pois são suaves e ajudam a proteger a boca.

A higiene da língua deve ser feita com instrumentos específicos, como a escova Tung Brush, que remove eficientemente a saburra lingual. O uso de enxaguatórios orais em pastilhas também é recomendado, pois estimula o fluxo salivar e ajuda a combater o ressecamento.

Pessoas que sofrem de boca seca de forma recorrente devem consultar um dentista, pois isso pode indicar xerostomia, uma condição que reduz o fluxo de saliva e pode ser causada por diversas condições de saúde. O tratamento adequado deve ser realizado com orientação profissional.


Confira também: Cuidado! Estes alimentos são os que mais entopem as artérias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.