Levantamento aponta que número de médicos nos hospitais da região de Bauru está abaixo do ideal


Segundo a Associação dos Mantenedores Independentes Educadores do Ensino Superior (AMIES), há apenas 2,32 médicos para cada mil moradores da cidade, enquanto o número recomendado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 3,73. Número de médicos nos hospitais da região de Bauru está abaixo do ideal
Um levantamento da Associação dos Mantenedores Independentes Educadores do Ensino Superior (AMIES) revelou que o estado de SP, o mais rico do Brasil, enfrenta uma grave escassez de médicos, principalmente nas regiões mais distantes da capital paulista.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Na região de Bauru, por exemplo, há apenas 2,32 médicos para cada mil moradores, enquanto o número recomendado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de no mínimo 3,73.
Número de médicos nos hospitais da região de Bauru está abaixo do ideal, diz levantamento
TV TEM/Reprodução
Em média, o estado de SP conta com 3,1 médicos para cada mil habitantes, porém essa média esconde grandes desigualdades entre a região metropolitana e o interior.
“A gente tem um problema muito grande na distribuição de médicos em todo o país. Os médicos acabam indo para regiões mais próximas das capitais por conta de questões sociais de mercado e trabalho”, afirma Priscila Planelis, consultora jurídica da AMIES.
Um hospital filantrópico de Lençóis Paulista (SP), inclusive, lançou um programa de treinamento em cirurgia, com o objetivo de capacitar profissionais na região devido à falta de profissionais, principalmente especialistas.
“A gente viu que o número de vagas desses treinamentos não acompanharam as vagas de cursos de medicina abertas. Então o objetivo é o hospital se estruturar para virar um hospital escola para formar médicos especialistas” explica Gabriel Pompermayer, cirurgião geral e coordenador do treinamento.
Número de médicos nos hospitais da região de Bauru está abaixo do ideal, diz levantamento
TV TEM/Reprodução
Uma outra possível solução para aumentar o número de médicos pode ser encontrada nas universidades do interior. Em Bauru, a Universidade de São Paulo (USP) formava cerca de 60 profissionais anualmente, mas a partir de 2024, a Medicina se tornou uma faculdade, aumentando a expectativa de formação para 100 médicos por ano.
Além da USP, Bauru conta com cursos de Medicina em universidades particulares, totalizando 260 vagas de graduação na área.
No entanto, Priscila Planelis explica que o aumento de leitos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) devem aumentar para que novos cursos possam ser abertos no interior, devido a uma exigência do Ministério da Saúde.
“O problema de Bauru é que para a gente abrir mais cursos de medicina ou ampliar as vagas, a gente precisa de mais leitos SUS. A região de saúde de Bauru tem 1.236 leitos, que numa regra do Ministério da Saúde, a cada 5 leitos eu posso ofertar uma vaga de medicina. A quantidade de leitos da região de saúde de Bauru comportaria 247 vagas de medicina no total, mas hoje já existem 260, então já até passou um pouco desse limite”, finaliza a consultora.
Número de médicos nos hospitais da região de Bauru está abaixo do ideal, diz levantamento
TV TEM/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.