Estiagem e inverno com altas temperaturas prejudicam safra de trigo, milho, soja e feijão no Paraná


Apenas no caso do trigo, redução foi de 18% na colheita conforme Seab. Estiagem e inverno mais quente impactam agricultura do Paraná
O trigo, que cresce no inverno, enfrentou temperaturas acima da média este ano no Paraná. Segundo dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), a expectativa inicial, que era de três milhões e 800 mil toneladas do grão, caiu para três milhões e 100 mil toneladas.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Além da safra do trigo, a segunda colheita do milho, já concluída, teve redução de 18%. De 15,4 milhões de toneladas esperadas, foram colhidas 12,6 milhões.
Marcelo Garrido, chefe do Departamento de Economia Rural (Deral) explica que no caso da soja, a primeira safra foi 15% menor do que o esperado. No caso da terceira safra do feijão, que normalmente já tem uma produção menor, houve registrou queda de 45%.
Garrido afirma, que diante do impacto na produção agrícola, o estado está investindo em algumas ações, como, por exemplo, a irrigação.
“[A ideia] é facilitar aos produtores, de forma ampla, o acesso a recursos para investimento em irrigação em todo o estado do Paraná, isso está começando agora”, explica.
Estiagem e inverno com temperaturas elevadas impactam agricultura do Paraná
Caminhos do Campo/RPC
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Caminhos do Campo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.