Em operação de combate a furtos e fraudes de energia, concessionária encontra desvio de 350 mil kWh em Presidente Prudente


Prejuízo foi calculado em R$ 300 mil e a quantidade de eletricidade recuperada seria suficiente para abastecer quase 1,8 mil clientes. Concessionária encontra desvio de 350 mil kWh em Presidente Prudente (SP)
Energisa Sul-Sudeste
A concessionária Energisa Sul-Sudeste concluiu uma nova operação de combate a furtos e fraudes de energia elétrica, em Presidente Prudente (SP). Durante três dias, seis equipes especializadas inspecionaram 43 imóveis que apresentavam suspeitas de anormalidade no consumo e encontraram 21 irregularidades, entre ligações clandestinas e intervenções ilegais no sistema de distribuição de energia, totalizando um desvio de 350 mil kWh.
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Conforme a concessionária, essa quantidade de energia recuperada seria suficiente para abastecer quase 1,8 mil clientes. O coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Renan Felix Fernandes Souza, afirmou que a quantidade de energia recuperada é alta, levando em consideração o tempo de operação, porte da cidade e riscos.
“A Energisa conta com um sistema de inteligência artificial capaz de acompanhar o comportamento de consumo de cada cliente e, ao constatar anormalidades no consumo, realizamos inspeções para confirmar se trata de furto de energia ou não”, detalhou Souza, acrescentando um prejuízo calculado em R$ 300 mil.
As irregularidades foram encontradas em imóveis residenciais e comerciais, sendo furto quando ocorrem os chamados “gatos de energia” e fraude quando o cliente manipula os equipamentos de medição, tentando reduzir ou “zerar” o faturamento efetivo da unidade consumidora.
De acordo com a Energisa Sul-Sudeste, os furtos e fraudes são crimes previstos no Código Penal Brasileiro e a pena para esses crimes varia entre um e quatro anos de reclusão. Além disso, são cobrados os valores retroativos referentes ao período fraudado acrescidos de multa. Quando a fraude ou o furto são descobertos, o responsável também pode ter o seu fornecimento de energia suspenso.
“É muito importante enfatizar que essas ações da Energisa têm como principal objetivo zelar pela segurança do sistema elétrico e da comunidade, bem como garantir a qualidade da energia que chega aos clientes. Geralmente essas intervenções na rede são feitas por quem não tem conhecimento técnico, o que pode ocasionar choque elétrico, um incêndio e até a morte do interventor ou de terceiros, além da interrupção no fornecimento de energia de moradores vizinhos”, destacou Souza.
Segundo a concessionária, a comunidade pode fazer denúncias anônimas pelos canais de atendimento da Energisa, pela internet ou pelo telefone 0800 70 10 326.
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