Nova Toyota Hilux pode ser híbrida, com 326 cv e chega em 2025

Toyota HiluxDivulgação

A Toyota prepara o lançamento da nova geração da Hilux, previsto para 2025. O anúncio foi feito por Sean Hanley, vice-presidente de vendas, marketing e operações da Toyota Austrália, em entrevista ao CarsGuide. A picape, que segue como uma das líderes de vendas no Brasil com 31.771 unidades comercializadas de janeiro a agosto de 2024, enfrentará mudanças para se manter competitiva em mercados desafiadores, como o australiano, onde a Ford Ranger lidera após o lançamento de sua versão híbrida plug-in (PHEV).

Nova geração com possível sistema híbrido

Hanley mostrou confiança no futuro da Hilux e garantiu que a marca não desistirá da picape. No entanto, ele foi cauteloso ao falar sobre o motor da nova geração. Quando questionado se o modelo manteria o motor a diesel, especialmente com o endurecimento das regulamentações de emissões, Hanley evitou confirmar detalhes, apenas reiterando que novidades serão reveladas em 2025.

Uma das opções esperadas para o novo modelo é o sistema híbrido que já equipará o LandCruiser Prado. Essa configuração combina um motor turbo a gasolina de 2.4 litros com um motor elétrico de 36 kW e câmbio automático de 8 marchas, gerando uma potência combinada de 326 cv e torque de 64,2 kgfm. Atualmente, a Hilux é equipada com um motor diesel de 204 cv e torque de 50,9 kgfm, o que sugere que a nova versão terá um significativo aumento de desempenho.

Toyota HiluxReprodução/CarsGuide

Expansão para versões elétricas e a hidrogênio

Além da versão híbrida, a Toyota também prepara uma Hilux elétrica. Na Tailândia, o presidente da Toyota local confirmou o lançamento de uma versão elétrica da picape para 2025. O modelo será baseado em um protótipo apresentado em 2022 durante as comemorações dos 60 anos da Toyota no país. Inicialmente projetado com cabine simples, o protótipo indicava sua vocação para o trabalho, e agora parece estar pronto para chegar às linhas de produção.

A empresa também explora o uso do hidrogênio como alternativa. A Hilux está sendo testada com o trem de força do Mirai, o primeiro modelo a hidrogênio produzido em série no mundo. Os testes começaram em setembro de 2023, no Reino Unido, com dez protótipos construídos na fábrica de Derby. Metade desses veículos está passando por testes de campo, enquanto os demais são exibidos em eventos públicos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.