Saiba qual vegetal comer para ajudar a reduzir a gordura no fígado

No “quebra-cabeça” do corpo humano, o fígado tem a missão de filtrar o sangue e ajudar o organismo a eliminar toxinas e resíduos. Considerado multitarefa, o órgão vital soma mais de 500 funções, desde produzir a bile até armazenar vitaminas. Entretanto, algo pode comprometer esse funcionamento: a gordura.

Em entrevista à coluna Claudia Meireles, a nutricionista Nathali Loyola, de São Paulo, explica que a gordura no fígado é resultado do excesso de carboidratos e calorias consumidas. “Isso desencadeia uma possível resistência à insulina”, destaca. A especialista lista “alguns alimentos que são indispensáveis” para melhorar o quadro.

Foto colorida de mulher segurando o encarte de um fígado - Metrópoles
A gordura no fígado afeta o funcionamento do órgão e pode desencadear doenças

Um desses alimentos é o alho, conforme explica a nutricionista: “Contém alicina, e vários estudos já provaram que o alho auxilia na redução dos níveis elevados do colesterol total”. Nathali acrescenta quanto a esse vegetal “aumentar as enzimas antioxidantes, principalmente a glutationa, com potencial de proteger o fígado contra danos oxidativos”.

Além do alho, a especialista em nutrição aconselha adicionar às refeições os vegetais verde-escuros. “Esses alimentos são ricos em fibras e trazem compostos bioativos, como polifenois e carotenoides, que atuam como anti-inflamatórios. Também ajudam a neutralizar os radicais livres e a reduzir danos às células hepáticas”, aponta Nathali.

Foto colorida de cabeças de alhos juntas - Metrópoles
O alho é um dos alimentos citados pela nutricionista

Alerta no Brasil

Segundo dados do Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), de 2021, em torno de 30% da população do Brasil está com gordura no fígado. Cansaço, fraqueza, barriga inchada, dor no abdômen e perda de apetite são alguns dos sintomas decorrentes da condição. Em casos mais graves, o paciente pode apresentar icterícia e hemorragias.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.