Cuidado! Estes alimentos são os que mais entopem as artérias

Cuidado! Estes alimentos são os que mais entopem as artériasFoto: Reprodução

A alimentação balanceada é uma parte fundamental para manter a saúde a disposição. E é claro, também ajuda a prevenir diversas doenças. Por esse motivo, é necessário ter bastante atenção ao que você consome.

Você sabia que alguns alimentos obstruem as artérias e aumentam o risco de problemas cardíacos, como o infarto? Portanto, saiba quais são eles e evite sua ingestão!


Leia também:


Saiba o papel da alimentação na saúde das artérias

Primeiramente, vale lembrar que artérias são os vasos que transportam sangue saindo do coração para as outras partes do corpo. Assim, alimentos ultraprocessados normalmente contêm grandes quantidades de sal, açúcar, óleos e gorduras e substâncias de uso exclusivamente industrial, de acordo com o Ministério da Saúde, o que contribui para a obstrução dessas estruturas e o desenvolvimento de problemas de saúde.

Portanto, o ideal é reduzir a ingestão desses produtos, mas não é necessário cortá-los totalmente. Entre os principais alimentos que prejudicam as artérias estão aqueles que possuem muito sal em sua composição, como salsicha, mortadela, salame, carnes processadas e temperos prontos. O sódio aumenta a pressão arterial.

Manteiga, queijo, leite integral, banha de porco, frituras, carnes gordas, bolos e tortas também devem ser evitados pois possuem bastante gordura saturada e aumentam o nível de colesterol ruim do sangue. Refrescos, refrigerantes, iogurtes e bebidas lácteas adoçados e aromatizados são outros alimentos para diminuir na dieta pois o açúcar também obstrui as artérias.

Além da presença daquelas substâncias que podem ser prejudiciais, a maioria desses alimentos é também pobre em fibras, vitaminas e minerais que são essenciais para a manutenção da saúde do coração. Sendo assim, a recomendação é optar sempre por produtos naturais e minimamente processados. Se você quiser ler mais detalhes sobre como conseguir uma alimentação equilibrada, pode conferir o guia do Ministério da Saúde.

Mas é importante destacar que outros fatores também afetam a saúde do coração, como a qualidade do ar, então fique atento aos sintomas e não hesite em visitar um médico se sentir qualquer desconforto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.