Clima seco aumenta risco de doenças oculares; saiba como se proteger

Clima seco aumenta risco de doenças ocularesFoto: Reprodução

Você sabia que as baixas temperaturas e o tempo seco ajudam na proliferação de doenças oculares? Isso porque o frio intenso estimula alergias e aumenta a frequência de coçar os olhos, o que, junto ao clima seco, pode provocar doenças oculares, segundo o oftalmologista Dr. Peter Ferenczy.

As doenças mais comuns nesta época são Síndrome do Olho Seco, Meibomite e Conjuntivite. Pois é, você conhece essas doenças? Sabe como evitá-las? E, claro, como tratá-las? Fique aqui, que vamos explicar como cuidar dos seus olhos nos dias secos e frios!


Você também pode se interessar:


Como cuidar dos olhos no tempo seco

Como falamos anteriormente, no inverno, três problemas de visão são mais comuns: Síndrome do Olho Seco, Meibomite e Conjuntivite. A Meibomite é uma inflamação nas glândulas da base dos cílios, manifestando-se ao longo das pálpebras. O tratamento inclui higienização com água morna e shampoo neutro, o que remove a oleosidade e estabiliza o filme lacrimal, aliviando sintomas e prevenindo a recorrência.

A Conjuntivite, também agravada pelo frio, pode ser alérgica, viral ou bacteriana. As virais e bacterianas são contagiosas, exigindo cuidados como evitar compartilhar utensílios e manter distância de familiares. As conjuntivites alérgicas, embora não contagiosas, podem prejudicar a qualidade de vida se não tratadas.

Já a Síndrome do Olho Seco surge com a baixa umidade do ar, causando sensação de areia nos olhos, ardor e queimação devido à evaporação rápida das lágrimas.

olhos secos
megaflopp/ iStock

Dicas para amenizar os sintomas:

  • Consumir alimentos ricos em Ômega 3, como peixes de água fria e nozes, que melhoram a qualidade das lágrimas.
  • Usar um umidificador em ambientes climatizados para aumentar a umidade do ar.
  • Aplicar colírios lubrificantes regularmente, especialmente para quem usa lentes de contato, que podem absorver a umidade das lágrimas.

Se sintomas como dor, ardência ou vermelhidão persistirem, é essencial procurar um oftalmologista.


Confira também: Como cuidar da saúde dos olhos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.