Quem é Ryan Tedder? Produtor de Anitta, Rihanna, Gaga, Beyoncé e Taylor vai cantar no Rock in Rio


Compositor-produtor americano de 45 anos já trabalhou com várias cantoras e toca com a banda dele, o OneRepublic, no Palco Mundo, no sábado (14), antes do Imagine Dragons. Ryan Tedder, atração do Rock in Rio neste sábado (14) com sua banda OneRepublic, é perito em pop de cantoras. O compositor-produtor americano de 45 anos já prestou serviços para uma lista extensa de divas.
Já trabalhou com Rihanna, Anitta, Leona Lewis, Kelly Clarkson, Lady Gaga, Camila Cabello, Taylor Swift, Ariana Grande, Pussycat Dolls, t.A.T.u, Blackpink, Sky Ferreira, Jennifer Lopez, Miley Cyrus e Beyoncé. Foi com ela que escreveu o até agora um dos maiores hits da carreira dele, “Halo”, de 2008.
Outro sucesso com a assinatura de Tedder foi “Apologize”, lançada um ano antes pelo OneRepublic com Timbaland. Ele é o cantor e tecladista do grupo de pop rock desde 2002 e já se apresentou no Rock in Rio em 2015.
OneRepublic toca no Palco Mundo na primeira noite de Rock in Rio
Fabio Tito/G1
No caso de Anitta, Ryan atuou além da escolha de timbres, arranjos e batidas. Ele acompanhou todo o processo de composição e escolha das faixas do álbum “Versions of me”, desde quando o álbum se chamava “Girl from Rio”.
Já tive a chance de entrevistá-lo e Tedder confirmou a fama de workaholic. Marcou a entrevista para um fim de semana. “Não costumo marcar compromissos para o domingo. Mas tenho estado tão ocupado, que foi o único momento. Não perco tempo. Componho como se fosse diversão. Trabalho 90 horas por semana.”
“Sou motivado pelo desafio de compor uma canção perfeita para alguém. Penso em dois ou três artistas quando escrevo.”
Ao responder sobre como se dividia entre divas do pop e canções do OneRepublic, Ryan fez uma comparação literária, rindo timidamente. Ele citou o livro “O médico e o monstro”, do escocês Robert Louis Stevenson, no qual o protagonista se divide entre um lado bom e outro mau: “É um tipo diferente de letra e de música. É mais fácil compor para Beyoncé, Rihanna ou qualquer uma. Não é pessoal. É como Dr Jekyll e Mr Hyde.”
Outro trabalho de Tedder foi “Plastic Hearts”, álbum roqueiro lançado por Miley Cyrus em 2020. Mas a consolidação dele como nome forte no mercado veio por meio de baladas conduzidas por piano e bateria, vocal soul pop e arranjos (épicos) parecidos.
Tocadas na sequência, “Halo” (Beyoncé), “Already gone” (Kelly Clarkson) e “Bleeding Love” (Leona Lewis) deixam claro que têm muito em comum. Essa faceta mais soul e R&B romântica também aparece no som do OneRepublic, que toca logo antes do Imagine Dragons no Palco Mundo.
VÍDEO: OneRepublic e outras atrações de pop nostálgico
Top 5 Rock in Rio: pop nostálgico

Adicionar aos favoritos o Link permanente.