Pacientes renais ficam sem hemodiálise após quedas de energia em fundação responsável pelo serviço


Pacientes passaram a tarde desta quinta-feira (12) esperando o serviço, segundo os relatos. Fundação Pró-Rim informou que atendimento foi restabelecido par os que aguardaram na unidade. Unidade da Fundação Pró-Rim em Palmas
Divulgação/Fundação Pró-Rim
A oferta da hemodiálise, procedimento para quem tem problemas renais, ficou comprometida na Fundação Pró-Rim após quedas de energia. Pacientes atendidos pelo serviço em Palmas, ofertado pela empresa em parceria com a Secretaria de Saúde do Tocantins (SES), disseram que não conseguem fazer o tratamento desde segunda-feira (9).
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O engenheiro civil Marcio Souza Varão tentou fazer a hemodiálise durante toda esta quinta-feira (12), mas não conseguiu. Ele reclamou que no período de seca e calor intenso é comum ter queda no sistema elétrico, mas neste ano a situação piorou.
“Esse ano foi mais grave, pois aumentou um número de máquinas na clínica. Provavelmente o sistema elétrico está subdimensionado. Porém aqui é um estabelecimento de saúde. O prédio precisar estar equipado com dispositivos para que esse tipo de problema não aconteça”, disse.
Ele chegou à Fundação às 13h e até as 18h não conseguiu ser atendido. Quando entrou na sala de atendimento, a energia elétrica faltou novamente. “Os únicos prejudicados somos nós, os pacientes. Não temos outra clínica aqui em Palmas que preste este tipo de serviço. Por enquanto, estamos sem previsão de normalidade para o tratamento”, reclamou.
Outro paciente que aguardava junto como engenheiro, mas não quis se identificar, também lamentou a situação. “Se a gente não conseguir dialisar hoje, só consegue depois de amanhã”, disse, sobre o risco de não fazer o procedimento.
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O que diz a Fundação
Em nota, a Fundação Pró-Rim informou que o problema da falta de energia aconteceu somente nesta quinta-feira. Foram registradas quedas de energia que afetaram o gerador da unidade, criando uma falha no sistema de segurança.
Por causa do problema, foi suspensa a hemodiálise do segundo turno, afetando cerca de 40 pacientes. Mas segundo a Fundação, esses pacientes fizeram o procedimento ao longo do dia e os que precisarem de reposição de horas de tratamento, a fundação vai repor. (Veja nota na íntegra no fim da reportagem)
O que diz a SES
Também por meio de nota, a SES afirmou que não foi comunicada pela empresa e não recebeu denúncias, mas destacou que os fiscais de contrato já foram acionados para verificarem a situação e tomarem as medidas cabíveis.
Também reforçou que servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e população de forma geral, podem fazer denúncias, reclamações e elogios por meio do 0800 642 7200 ou (63) 3218-3385, e-mail [email protected] e whatsapp (63)3218-2025.
Veja nota da Fundação Pró-Rim:
Em razão de um problema ocorrido nesta quinta-feira, 12, supostamente nos dispositivos elétricos de segurança da clínica da Fundação Pró-Rim, em Palmas, aconteceu a suspensão parcial do segundo turno da sessão de hemodiálise, pois ainda não havia estimativa de restabelecimento das condições normais e alguns pacientes retornaram ao seu domicílio.
A causa continua sob averiguação, mas no presente momento, o problema está contido e as diálise estão ocorrendo para àqueles que aguardaram.
A clínica da Fundação Pró-Rim conta com gerador e as medidas de segurança para garantir o tratamento.
Em tempo, cada caso será avaliado individualmente pela equipe médica e, para àqueles que necessitarão de reposição de horas de tratamento, assim será feito.
Entretanto, para os casos de urgência ou emergência, esclarece-se que não há relação direta com a ocorrência desse fato.
Atende-se em torno 300 pacientes na hemodiálise, sendo que por turno são 42.
Por fim lamentamos o fato que surpreendeu a todos, de forma superveniente, já que nossos técnicos trabalharam desde 6h da manhã até por volta de 17h.
Reiteramos nosso compromisso com a melhoria constante para oferecer um tratamento seguro e humanizado.
Veja nota da SES na íntegra:
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que até o momento não foi comunicada pela empresa mencionada e nem recebeu denúncias, por parte dos pacientes, sobre os problemas citados.
A SES-TO destaca que os fiscais de contrato já foram acionados para verificarem a situação e tomarem as medidas cabíveis.
Por fim, a Pasta pontua que servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e população de forma geral, podem usar a Ouvidoria do SUS para denúncias, reclamações e elogios. O processo é sigiloso e pode ser feito no 0800 642 7200 ou (63) 3218-3385, e-mail: [email protected] e whatsapp: (63)3218-2025.
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