Chapa de Carlos Henrique vence consulta eleitoral para reitoria da UFU com 51,5% dos votos


Vitória ocorreu em segundo turno. Conselho Universitário ainda formará a lista tríplice de candidatos ao cargo de reitor, que será enviada ao Ministério da Educação e submetida ao presidente Lula para nomeação oficial. Candidato a reitor Carlos Henrique de Carvalho e vice-reitor Catarina Azeredo, Chapa 2
Universidade Federal de Uberlândia
Os professores Carlos Henrique de Carvalho e Catarina Azeredo venceram o segundo turno da consulta eleitoral para os cargos de reitor e vice-reitora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), para a gestão 2025-2028. A chapa liderada por eles recebeu 51,5% dos votos.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
No segundo turno concorreram as chapas “UFU com Você”, a vencedora, e “Integra Mais UFU”, liderada pelo professor Hélder Eterno da Silveira, candidato a reitor, e pela servidora Fabíola Alves Gomes, candidata à vice-reitora.
A votação ocorreu de forma online nos dias 11 e 12 de setembro, por meio do sistema Helios Voting, que enviou os links de votação por e-mail para professores, servidores técnico-administrativos e estudantes. Ao todo, 10.058 eleitores participaram da consulta.
Resultados
A Chapa 2 ficou à frente na votação entre os docentes e técnicos administrativos, com 52,64% e 55,03%, respectivamente. Já a Chapa 3 teve vitória apenas entre os discentes, com 61,69%. Veja.
Próxima etapa
Com os resultados da consulta eleitoral, uma reunião do Conselho Universitário (Consun) será realizada para a formação da lista tríplice de candidatos ao cargo de reitor. Em seguida, a lista será enviada ao Ministério da Educação (MEC) e submetida ao presidente Lula, que é responsável pela nomeação oficial do novo reitor.
A data para a reunião do Consun ainda não foi definida, mas a previsão é que ocorra no inicio de outubro.
O que disseram as chapas
Nas redes sociais, a Chapa 2, vencedora das eleições, agradeceu os votos e todos os envolvidos que acreditaram na proposta para a universidade. Eles afirmaram que continuarão lutando por uma UFU cada vez mais equânime, acolhedora e de excelência.
Também nas redes, a Chapa 3 parabenizou os vencedores, agradeceu a todos que confiaram no projeto e destacou que a luta continuará em busca da UFU que todos sonham, reafirmando o compromisso com a democracia.
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.