
O Carnaval de 2025 começa oficialmente no sábado (1º), mas no dia anterior os foliões já poderão “sextar”. Mas antes disso, na quinta-feira (27), o pré-Carnaval irá registrar chuvas em todo o estado de Santa Catarina, segundo a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Apesar das precipitações, o calor não deverá dar trégua.

Apesar das nuvens no céu e das chuvas, a quinta-feira pré-Carnaval deverá seguir com calor intenso em Santa Catarina – Foto: Lincoln Pradal/ND
Calor e chuva, com risco de temporal, marcam a quinta pré-Carnaval
O calor intenso irá afetar a quinta-feira pré-Carnaval. Segundo a Defesa Civil, o risco é “baixo a moderado” para ocorrências relacionadas ao desconforto térmico e desidratação.
As altas temperaturas, somadas à umidade presente na atmosfera, deverão criar condições para chuvas isoladas e pancadas de chuva em todas as regiões do estado, especialmente no fim do dia.
No Oeste, Meio-Oeste, Alto Vale, Planaltos Norte e Sul e Litoral Sul, há risco “moderado” para ocorrências relacionadas a temporais.

Algumas regiões de SC estão sob risco moderado de ocorrências relacionadas a temporais nesta quinta pré-Carnaval – Foto: Deny Campos/ND
Temperaturas mínimas e máximas no pré-Carnaval em SC
Oeste
- Mínima: 18°C
- Máxima: 34°C
Meio-Oeste
- Mínima: 16°C
- Máxima: 30°C
Planalto Sul
- Mínima: 16°C
- Máxima: 29°C
Litoral Sul
- Mínima: 19°C
- Máxima: 32°C
Vale Do Itajaí
- Mínima: 17°C
- Máxima: 33°C
Serra
- Mínima: 18°C
- Temperatura Máxima: 30°C
Grande Florianópolis
- Mínima: 18°C
- Máxima: 32°C
Carnaval voltará a registrar temperaturas com ‘anomalias’
De acordo com a Climatempo, os mapas meteorológicos revelaram “anomalias da temperatura” que indicam uma nova onda de calor, começando na sexta-feira (28) e se estendendo até, pelo menos, 5 de março.
As “anomalias” referem-se à diferença entre a temperatura observada e a média histórica. Se a média é 20°C e a temperatura registrada é 23°C, a anomalia é de +3°C, de acordo com a Climatempo. No entanto, para ser considerada uma onda de calor, o aumento deve ser de pelo menos 5°C por cinco dias consecutivos. Isso é o que deve ocorrer em Santa Catarina, marcando um Carnaval com temperaturas excepcionalmente altas.
O que fazer para se proteger do calor intenso em SC
A Defesa Civil recomenda que as pessoas bebam bastante água para não ficarem desidratadas e que também evitem fazer atividades físicas nos horários de calor mais intenso, principalmente entre 10h e 16h, quando há maior exposição ao sol.

Pode parecer óbvio, mas beber água em dias de muito calor é extremamente importante – Foto: Freepik/ND
Além disso, também é recomendável que as pessoas:
- Usem protetor solar, boné, chapéu, viseiras, óculos com proteção UV, guarda-sol e sapato adequado ao sair de casa;
- Usem roupas leves, de preferência de cor clara e soltas;
- Evitem o contato direto com o sol, principalmente nos horários de maior intensidade no fim da manhã e durante a tarde;
- Reduzam o tempo de atividade física em ambientes diretamente expostos ao sol;
- No trabalho ou em casa, deixe o ambiente sempre arejado e climatizado;
- Tomem banhos frios;
- Se estiver sentido muito calor de maneira desconfortável, façam uso de isotônicos para ajudar a repor os nutrientes perdidos no suor;
- Em caso de ocorrências graves, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros através do 193 e/ou a Defesa Civil através do 199.