
Operação ocorreu em seis cidades paulistas nesta quarta-feira (26). A estimativa da Sefaz-SP é de que a fraude causou prejuízo milionário aos cofres públicos. Empresas de pneus da região de Jundiaí são investigadas por fraude fiscal em operação
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) realizou, nesta quarta-feira (26), uma operação para fiscalizar empresas suspeitas de sonegação fiscal na importação de pneus. Quatro empresas na região de Jundiaí (SP) são investigadas.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A estimativa da Sefaz-SP é de que a fraude movimentou quase R$ 500 milhões em mercadorias, gerando prejuízo milionário aos cofres paulistas.
Conforme a Sefaz-SP, a operação teve apoio de cerca de 30 auditores fiscais da Receita Estadual e 20 policiais Civis e foi realizada em São Paulo, Jundiaí, Itupeva, Guarulhos, Cotia e Cajamar (SP).
Documentos e arquivos eletrônicos de oito investigados foram apreendidos. Os investigados estariam ligados ao setor de venda de pneus e empresas de logística. A investigação começou em 2024 na Delegacia Tributária de Bauru (SP).
Após análise de documentos fiscais e cruzamento de dados, foi descoberto indícios de sonegação fiscal que ocorria a partir de operações interestaduais, com o objetivo de reduzir o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações próprias e por substituição tributária.
Após análise dos materiais apreendidos, se confirmada a ação criminosa, as empresas poderão ser autuadas pelas infrações ou cassadas por simulação de operação.
Empresas de Jundiaí e Itupeva (SP) são suspeitas de fraude fiscal e investigadas em operação do governo estadual
Governo estadual/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM