Destino dos Famosos: Soure, a capital dos búfalos e da Ilha de Marajó

O humorista Paulo Vieira, o jornalista Zeca Camargo, e os atores Gabriel Braga Nunes e Letícia Persiles na Ilha de MarajóReprodução/TV Globo

Localizada a 80 km de Belém (PA), a cidade de Soure, conhecida como a Capital dos Búfalos, é considerada a capital da Ilha de Marajó, com população em torno de 25 mil habitantes. Suas principais atrações são as belas praias, as fazendas de búfalos, a cultura e a culinária marajoara.

Já a Ilha de Marajó, é a maior ilha costeira do Brasil e fluviomarítima do mundo, além de um destino turístico encantador no norte do Pará. Com uma área de 40.100 km², é banhada pelo rio Amazonas, oceano Atlântico, baía do Marajó e pelos rios Tocantins e Pará. A ilha, dividida em 16 municípios, tem Soure, Salvaterra e Afuá como as cidades mais visitadas.

A cultura local é marcada por cerâmicas decoradas, búfalos domesticados e produtos derivados de búfalos, como carne e queijo. A ilha abriga o maior rebanho de búfalos do Brasil, com cerca de 600 mil cabeças. A cerâmica marajoara é uma tradição notável. A ilha é rica em biodiversidade com rios, igarapés, áreas alagadas, campos, matas e praias.

A região já foi cenário para diversos programas, tendo sido visitada por famosos como o jornalista Zeca Camargo, o humorista Paulo Vieira e os atores Gabriel Braga Nunes e Letícia Persiles

Atrações

Em Soure, Pará, você pode desfrutar de:

  1. Praias: Barra Velha, Pesqueiro e Cajuúna
  2. Fazendas: São Jerônimo, Mironga e Bom Jesus
  3. Cerâmica Marajoara: Ateliê Arte Mangue e M’barayó
  4. Outras atrações: Farol, Cruzeiro e Igreja Matriz

Barra Velha, a praia mais próxima da cidade de Soure, fica a 3 km do Centro da cidade. Localizada na foz de um igarapé, oferece banho de água doce e salgada. A Praia do Pesqueiro, a mais famosa de Soure, possui uma extensa faixa de areia que se expande durante a maré baixa, formando piscinas naturais.

“Durante o dia, os visitantes podem desfrutar de passeios ecológicos pelo rio Paracauari, explorar fazendas de criação de búfalos, percorrer trilhas e realizar passeios de observação de aves. Uma visita ao mercado municipal proporciona uma imersão na cultura marajoara, enquanto o 8º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Pará oferece a oportunidade de conhecer a história e apreciar o trabalho realizado com búfalos em Soure”, explica Andrea Scafi, fundadora da agência Scafi Turismo, especializada em atender roteiros privativos e personalizados na Ilha de Marajó.

À noite, a diversão continua com rodadas de carimbo, e os apreciadores da culinária podem desfrutar de uma noite gastronômica no Solar do Bola, Cozinha Tucupi ou na orla da cidade.

“A Fazenda Mironga oferece a oportunidade de vivenciar o dia a dia da fazenda, onde o turista pode montar em búfalo, ter a experiência de tirar leite, além de provar as delícias da culinária oriunda dos animais, como queijo de búfala, manteiga, doce de leite, entre outras delícias”, completa Andrea.

Já a fazenda São Jerônimo ficou famosa por sediar a 1ª edição do programa “No Limite” e por ter sido cenário da novela “Amor Eterno Amor”, ambos da TV Globo. A fazenda oferece passeios ecológicos com a interação de búfalos, junto com passeio de canoa, trilha com passarela suspensa no mangue e até travessia de rio no lombo do búfalo.

Além dos búfalos característicos da região, a cerâmica marajoara é um dos marcos que deram fama à Ilha de Marajó. “Em Soure, você pode encontrar belas peças de cerâmica e até mesmo peças em couro de búfalo no Ateliê Arte Mangue Marajó e no Curtume Art Couro Marajó”, destaca Andrea. 

Quando ir?

A Ilha de Marajó é um destino turístico que pode ser visitado o ano todo, mas é importante considerar as variações climáticas. Os meses mais secos são de agosto a novembro, enquanto os mais chuvosos são de janeiro a maio. Em julho, ocorre o Festival Marajoara de Cultura Amazônica, que destaca ritmos regionais.

Em novembro, Soure sedia o Festival do Cavalo Marajoara e o Círio de Nazaré no segundo domingo do mês. A procissão é puxada por cavalos e búfalos, com homenagens culturais, e a festa dura uma semana.

Locomoção e dicas

Para visitar a Ilha do Marajó, é necessário chegar primeiro em Belém, seja de avião ou de carro. Macapá também é uma opção para visitar a colorida cidade de Afuá.

Para chegar à ilha, você pode usar lanchas ou ferry, com saídas do terminal hidroviário de Belém. Há também a opção de catamarã até o Porto Camará. A Ilha de Marajó é acessível de carro, com balsa saindo do Porto de Icoaraci.

“Embora não haja transporte público na cidade, existem transportes alternativos que buscam o visitante no porto. Se você chegar pelo município vizinho, Salvaterra, precisará atravessar o rio e um longo período de estrada para chegar a Soure. Não há serviços de aplicativos disponíveis na região marajoara”, afirma a fundadora da agência.

A empresa Master Motors opera lanchas Belém-Salvaterra-Soure, oferecendo horários regulares. O trajeto de catamarã até o Porto Camará é mais demorado, requerendo transporte adicional. Se você tiver carro próprio, terá maior liberdade na ilha.

“Para circular nas áreas povoadas como Soure e Salvaterra, você precisará de algum transporte. Se não tiver carro próprio, as melhores opções são contratar uma agência ou utilizar os serviços de moto táxi, bastante comum no local”. Soure é considerada uma cidade segura, mas é aconselhável evitar sair após as 22h.

Conheça o iG Cruzeiros, novo serviço para compra de pacotes de viagens.

Acompanhe o iG Turismo também nas redes sociais: Instagram, X (Twitter) Facebook

Adicionar aos favoritos o Link permanente.