

Cidades catarinenses avançam na modernização da iluminação pública com Parcerias Público-Privadas – Foto: Jader Liberal/Secom Itajaí/Divulgação
As Parcerias Público-Privadas (PPPs) estão se tornando cada vez mais comuns no segmento de iluminação pública brasileira. Mas tem cidades de Santa Catarina na vanguarda, como, por exemplo, Palhoça e Timbó, que adotaram esse modelo em 2020, Içara (2021), Itajaí (2023), Penha e Garopaba (2024).
Até então, o mais comum era as Prefeituras realizarem o trabalho de forma própria ou firmarem contratos de curta duração, como ocorre em várias outras cidades catarinenses.
No caso de uma PPP, a empresa privada vencedora da concorrência pública assume a modernização, manutenção e gestão do sistema de iluminação pública por um prazo longo, geralmente entre 20 e 30 anos.
Nesse modelo, o parceiro privado investe na infraestrutura e é remunerado ao longo do contrato, garantindo melhorias contínuas. Já em caso de contrato tradicional de obras ou gestão da iluminação pública o serviço tem menor duração, e são menos abrangentes.
“A principal diferença entre um contrato tradicional e uma Parceria Público-Privada está na abrangência e no tempo de contrato: a PPP traz inovação e eficiência a longo prazo, enquanto o contrato convencional atende demandas pontuais e de curto prazo”, resume Jolimar Costalonga Grancer, gerente da concessionária QLuz Itajaí, da empresa especializada em contratos e PPPs de iluminação pública Quantum Engenharia.
No caso de Itajaí, a Quantum Engenharia venceu a concorrência pública para concessão administrativa da modernização, otimização, expansão, operação e manutenção da rede de iluminação pública do município.
O contrato foi assinado em agosto de 2023, sendo que a operação da concessionária QLuz Itajaí teve início em 1º de novembro do mesmo ano. No decorrer desses últimos 15 meses, 13.750 (53%) dos 25.871 pontos de iluminação pública já foram modernizados.

Em Itajaí, a concessão assinada em 2023 já modernizou mais de 13 mil pontos de iluminação – Foto: QLuz/Divulgação
Empresa especializada em iluminação pública, energia solar e subestações
Com mais de 30 anos de expertise no mercado brasileiro em soluções de Iluminação Pública, Energia Solar e Subestações, a Quantum Engenharia está à frente de grandes projetos, com 07 PPPs de iluminação pública: de Porto Alegre-RS (IP Sul), Palhoça-SC (QLuz Palhoça), Itajaí-SC (QLuz Itajaí), Garopaba-SC (QLuz Garopaba), Penha-SC (QLuz Penha), Ribeirão das Neves-MG (IP Minas) e Nova Serrana-MG (QLuz Nova Serrana).
A Quantum Engenharia também já entregou mais de 150 sistemas fotovoltaicos no Brasil, que vão gerar 360 GWh de energia nos próximos 25 anos e evitar a emissão de 190 milhões de quilos de CO2 na atmosfera, o que equivale a 1,2 milhão de quilômetros rodados por um carro ou ao plantio de 5 milhões de árvores.
Além disso, outras oito usinas estão em construção. São plantas projetadas e executadas para empresas e indústrias de diversos portes, prefeituras, tribunais de justiça, centrais elétricas estaduais, entre outros.
Ainda, a empresa destaca-se com projetos de iluminação cênica, realizados em centenas de praças e monumentos. Como exemplo, pode-se citar os trabalhos realizados na Ponte Anita Garibaldi, em Laguna (SC), na Igreja Matriz de São Francisco do Sul (SC) – patrimônio histórico francisquense de 350 anos e tombado pelo IPHAN, e na Ponte Hercílio Luz, ícone da engenharia e da arquitetura brasileira e mundial de 98 anos, em Florianópolis (SC).
O trabalho de iluminação realizado na “Velha Senhora” foi inaugurado em dezembro de 2024, contendo um sistema de iluminação cênica com tecnologia LED RGB de última geração, realizado à noite por especialistas que enfrentaram vento, chuva e nevoeiro, de rapel, para instalar mais de 7.000 projetores (mais de 1.300 na silhueta, de 5.600 nos pendurais e de 150 nas torres), além de toda a infraestrutura necessária para o funcionamento e controle desses equipamentos.

A nova iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz utiliza tecnologia LED RGB, destacando o patrimônio histórico com eficiência e inovação – Foto: QLuz/Divulgação