
O Papa Francisco teve uma noite tranquila no hospital, segundo um comunicado publicado na madrugada desta segunda-feira (24) pelo Vaticano. O pontífice segue internado e recebendo tratamento para pneumonia dupla no Hospital Gemelli de Roma.
“A noite correu bem; o Papa dormiu e está descansando”, diz nota da Sala de Imprensa da Santa Sé. Na noite de domingo (23), o Vaticano já havia informado que o estado de saúde de Francisco continua crítico, embora ele não tenha sofrido nenhuma crise respiratória desde a manhã de sábado.
O líder da Igreja Católica recebeu transfusões de sangue para aumentar os seus níveis de hemoglobina. O comunicado acontece um dia após Francisco sofrer uma crise de asma prolongada e o seu estado de saúde ser descrito como crítico pela primeira vez.
Insuficiência renal

Além da pneumonia, o Papa Francisco está sofrendo de insuficiência renal leve que, no entanto, estava sob controle.
“A trombocitopenia permanece estável; no entanto, alguns exames de sangue mostram insuficiência renal leve e precoce, que está atualmente sob controle”, explicou o Vaticano no ontem, acrescentando que “a oxigenoterapia de alto fluxo continua através de cânulas nasais”.
No início do domingo, o Papa assistiu à missa no seu apartamento no Hospital Gemelli com os médicos e enfermeiras que supervisionam o seu tratamento. Através de oração escrita, o pontífice agradeceu às orações dos fiéis pela sua saúde e afirmou que continua confiante e realizando os tratamentos necessários.
“Agradeço de coração aos médicos e aos profissionais de saúde deste Hospital pela atenção que me dispensam e pela dedicação com que prestam seu serviço aos doentes”, diz Francisco.
Quadro delicado
A equipe médica admite que o estado de saúde de Francisco é muito grave, dada a sua idade, fragilidade e doença pulmonar pré-existente. O maior risco é o de desenvolver sepse, uma infecção generalizada que pode ocorrer como uma complicação de uma pneumonia, aponta o portal Euronews.
Esta segunda-feira (24) marca o décimo dia de internação do Papa. Aos 88 anos, Francisco foi internado no último dia 14 após uma sequência de problemas respiratórios.