Review Samsung Galaxy A05s | Celular barato para uso básico

Review Samsung Galaxy A05s | Celular barato para uso básicoGuilherme Souza

Se você está em busca de um smartphone acessível que ofereça um bom conjunto de recursos, o Samsung Galaxy A05s pode ser uma excelente escolha. Neste review, analisaremos os principais aspectos desse dispositivo, incluindo seu desempenho para jogos e a qualidade de suas câmeras.

Prós

  • Leve e com design elegante
  • Bom desempenho em funções básicas
  • Boa qualidade nas fotos

Contras

  • Interface lenta das câmeras
  • Carregamento lento da bateria
  • Limitado ao 4G
  • Sem pagamento por aproximação

Desempenho

O Galaxy A05s vem equipado com o chipset Snapdragon 680 da Qualcomm, combinado com 6 GB de RAM. Isso significa que ele lida muito bem com tarefas diárias, como navegação na web, redes sociais e mensageiros.

Na maior parte dos nossos testes, a experiência foi geralmente fluida e responsiva, mas fica registrado que tivemos alguns problemas durante o uso. Por exemplo, o aplicativo de câmeras se mostrou muitas vezes lento para tirar fotos. A sensação é de que as configurações não conseguem sustentar a interface One UI 5.1, que pode ser pesada demais para modelos mais simples.

– Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar. –

No entanto, tendo em vista que estamos falando de um smartphone de entrada, ele atende bem à proposta.

Resultados no AnTuTu

No teste do AnTuTu, o Samsung Galaxy A05s alcançou mais de 285 mil pontos. Com isso, o aparelho superou bastante seu antecessor e o Realme C53, mas ficou abaixo do Motorola Moto G34, o que era de se esperar, tendo em vista que o celular da Motorola possui um chipset mais recente e com alguns recursos adicionais.

Tela

A tela do Galaxy A05s é um painel IPS LCD de 6,7 polegadas com resolução Full HD+, proporcionando uma qualidade de imagem nítida com cores vibrantes. Porém, não espere recursos como antirreflexo ou brilho intenso capaz de entregar uma legibilidade boa durante o uso em ambientes ensolarados.

Além disso, o display possui um entalhe discreto em forma de gota, que já é considerado ultrapassado, e as bordas bem acentuadas, limitando o espaço de uso. Mas, ainda assim, temos uma boa área, principalmente para assistir a vídeos. Por fim, a taxa de atualização de 90 Hz oferece uma fluidez mais suave.

Câmera

  • Lente principal com sensor de 50 MP: Excelente para fotos detalhadas e bem iluminadas;
  • Lente macro com sensor de 2 MP: Permite tirar fotos de objetos próximos com boa nitidez;
  • Lente de profundidade com sensor de 2 MP: Ideal para retratos com efeito bokeh.

O conjunto de câmeras do Galaxy A05s é simples, porém competente. A câmera frontal de 13 MP captura selfies decentes, enquanto a lente principal traz maior riqueza de detalhe nos registros.

Com boa iluminação, as câmeras performaram bem sem o uso de zoom, conseguindo capturar em detalhes objetos em movimento e até mesmo flores pequenas. Embora as fotos em ambientes com pouca iluminação não sejam tão favoráveis, o flash do dispositivo consegue dar conta do recado ao se aproximar bem dos objetos.

Vídeo feito com a câmera frontal

Vídeo feito com a câmera traseira

“A câmera principal traseira do Samsung Galaxy A05s traz um bom desempenho, principalmente em ambientes com alta luminosidade, contudo, a câmera macro não se mostrou tão eficaz em nossos testes.”

— Guilherme Souza

Bateria

Com uma bateria de 5.000 mAh, o Galaxy A05s oferece uma boa autonomia. Nosso teste mostrou que o aparelho pode ter menos de um dia de duração de bateria, o que pode ser pouco para alguns usuários.

O suporte ao carregamento de 25 W permite recarregar o dispositivo rapidamente, contudo, a caixa acompanha um carregador de apenas 5W, o que significa que você terá que esperar cerca de três horas para realizar a carga total.

Vale notar que o teste considera o uso real com cerca de seis horas de uso, executando vídeos, navegando em redes sociais e até mesmo jogando (tendo em vista que jogos não são o foco desse dispositivo).

Design e conectividade

O design do Samsung Galaxy A05s é simples, mas elegante, trazendo acabamento refinado que remete bastante ao que vemos na linha Galaxy S, ainda que se limite aos materiais mais simples, como plástico.

O dispositivo possui bordas arredondadas e uma traseira de plástico lisa, o que não garante muita proteção contra arranhões ou boa aderência.

Na parte de baixo, temos a entrada USB-C e outra P2, o que é uma ótima notícia para quem ainda usa fones com fio.

O Samsung Galaxy A05s é limitado à rede 4G, mas conta com Wi-Fi 5, Bluetooth 5.3, e GPS. Mesmo sendo um dispositivo de entrada, ele embarca recursos como sensor de impressão digital no botão lateral e até mesmo reconhecimento facial, melhorando a usabilidade e a segurança.

“O Galaxy A05s se limita a redes 4G e não tem NFC (pagamento por aproximação), fatores que podem afastar alguns dos possíveis compradores desse celular, mas isso se deve ao fato de que ele é um dispositivo de entrada.”

— Guilherme Souza

Concorrentes diretos

Os principais concorrentes do Samsung Galaxy A05s são o Realme C53 e o Motorola Moto G34. Os três dispositivos possuem características similares em termos de desempenho e câmeras.

O modelo da Motorola custa cerca de R$ 300 mais caro que o Galaxy A05s (que pode ser encontrado por cerca de R$ 900), mas isso se deve ao seu chipset mais recente e suporte ao 5G, o que pode ser um diferencial para alguns usuários.

Já o Realme C53 possui características bem similares ao Galaxy A05s, incluindo a ausência do 5G, mas traz como diferencial o NFC, um recurso que pode ser importante para muitos diferenciais e que não está presente no celular da Samsung.

O Samsung Galaxy A05s vale a pena?

O Samsung Galaxy A05s vale a pena por ser um smartphone acessível que não decepciona em termos de desempenho e recursos. Se você procura um celular confiável para o uso diário e tarefas mais simples, ele é certamente uma ótima opção.

Apesar de estar limitado à rede 4G, não podemos dizer que o celular não seja uma opção interessante para usuários que não precisam de recursos mais sofisticados.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.