Rússia promete resposta ‘muito dura’ se tiver ativos financeiros ‘roubados’ em países do Ocidente


União Europeia disse que vai adotar lei para reservar lucros obtidos com ativos russos congelados em países do bloco, abrindo caminho para destinar recursos à reconstrução da Ucrânia. O presidente russo Vladimir Putin
Mikhail Metzel / Sputnik / Pool / via AP Photo
A Rússia prometeu dar uma resposta “muito dura” ao Ocidente caso os Estados Unidos e a União Europeia resolverem apreender bilhões de dólares em ativos financeiros que estão aplicados fora do território russo. A afirmação foi divulgada pela agência russa Tass, nesta terça-feira (13).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Na segunda-feira (12), a União Europeia resolveu adotar uma lei para reservar lucros obtidos com ativos congelados do Banco Central da Rússia em países que integram o bloco. Um dos destinos dos recursos seria o financiamento da reconstrução da Ucrânia.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou em uma entrevista que isso seria um “roubo”, segundo a Tass. “É a apropriação de algo que não pertence a você”, disse.
Zakharova afirmou que a resposta de Moscou seria “extremamente dura”, já que a Rússia sente que está essencialmente lidando com ladrões.
“Considerando que o nosso país qualificou isto como roubo, a atitude será em relação aos ladrões”, disse Zakharova.
Além disso, a Rússia disse que, se tiver seus ativos apreendidos, irá confiscar reservas dos Estados Unidos, da Europa e de outros países.
Desde fevereiro de 2022, quando a Ucrânia foi invadida, a Rússia foi impedida pelos Estados Unidos e países aliados de realizar algumas transações no mercado internacional. Isso causou um bloqueio de cerca de US$ 300 bilhões (R$ 1,5 trilhão) em ativos russos no Ocidente.
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.