Dentista suspeita de deformar pacientes fez procedimento que deixou cliente sem mobilidade no pescoço, diz delegada


Hellen Matias foi indiciada por lesões corporais gravíssimas contra 21 pacientes. Delegada dá detalhes sobre procedimento feito por dentista, que só poderia ser feito por cirurgiões plásticos. Dentista Hellen Kacia Matias da Silva é suspeita de deformar pacientes em cirurgias estéticas, em Goiânia
Divulgação/Polícia Civil
Uma paciente perdeu o movimento do pescoço após realizar um procedimento estético com a dentista Hellen Matias, afirma a delegada Débora Melo. Hellen foi indiciada por lesões corporais gravíssimas contra 21 pacientes após realizar cirurgias que só podem ser feitas por cirurgiões plásticos, em Goiânia.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A dentista segue presa preventivamente e, segundo a defesa dela, um pedido de soltura está sendo analisado. Ao g1, o Ministério Público de Goiás (MPGO) informou que recebeu o inquérito policial nesta quinta-feira (8) e que ele está sendo analisado pela 31ª Promotora de Justiça de Goiânia.
LEIA TAMBÉM:
Saiba quem é a dentista com mais de 650 mil seguidores que foi presa suspeita de deformar pacientes com cirurgias estéticas
Após prisão de dentista suspeita de deformar pacientes, entenda quais procedimentos estéticos esses profissionais podem fazer
Dentista suspeita de deformar pacientes oferecia curso de cirurgias estéticas com duração de 3 dias por até R$ 15 mil, diz delegada
O caso foi investigado pela delegada Débora Melo, da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon). Ao g1, Débora contou que uma das vítimas, que preferiu não se identificar, não consegue mais mexer o pescoço, porque retiraram muita pele na cirurgia. A paciente realizou, em 2022, uma lipo de papada e um lifting facial, que só deve ser realizado por um médico.
Ao g1, o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-GO), Renerson dos Santos, explicou o que é o lifting facial. “O lifting é um corte na região próxima da orelha, que faz um reposicionamento muscular. Esse corte não pode”, disse. A delegada afirma que, nesse procedimento, houve cortes e retiradas de pele que, hoje, impedem a paciente de mexer o pescoço.
“Ela ficou com limitações no pescoço após a cirurgia. Outras pacientes também ficaram com a mobilidade afetada, não foi só uma”, destaca Melo.
Dentista Hellen Kacia Matias da Silva usava perfil com mais de 650 mil seguidores para divulgar cursos, em Goiânia
Reprodução/Redes Sociais
Além do lifting facial, segundo a polícia, Hellen também realizava blefaroplastia e alectomia, procedimentos que não deveriam ser feitos por dentistas. Hellen Matis, e outros quatro dentistas que não tiveram os nomes divulgados, foram indiciados nesta quinta-feira (8) por lesões corporais gravíssimas contra pacientes, crimes contra a saúde pública e contra as relações de consumo.
Íntegra nota da defesa
Os advogados da odontóloga Hellen Matias – Caroline Arantes, Thaís Canedo e Vinicius Xingo –explicam que dos 21 pacientes ouvidos no inquérito, só foram produzidos dois laudos de Auto de Corpo de Delito, que é a prova técnica para dar base às acusações impostas. O primeiro deles não concluiu pela existência de lesão e o segundo apontou que a blefaroplastia foi feita por outra profissional.
“No primeiro laudo, já se exclui totalmente o crime de lesão corporal. Já o segundo laudo deixa claro que a paciente teve 4 intervenções de outra profissional. Ou seja, a paciente fez uma blefaroplastia realizada por outra profissional e a nossa cliente apenas fez a correção de um procedimento realizado anteriormente. Reiteramos que o atendimento feito pela nossa cliente foi em caráter reparador dentro das competências do cirurgião Buco Maxilo Facial, havendo melhora relatada pela suposta vítima no quadro tratado.”, reforça a defesa.
A defesa também esclarece, que diferente do que foi publicado na imprensa, o pedido de soltura da odontóloga não foi negado, mas está sendo analisado dentro do prazo para decisão.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
📱 Participe dos canais do g1 Goiás no WhatsApp e no Telegram.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.