‘Vale não resolveu o problema de Mariana e de Brumadinho e finge que nada aconteceu’, diz Lula sobre impasse em acordos


Presidente admite ainda não haver perspectiva de avanços em acordos nacionais sobre as tragédias que assolaram Minas Gerais em 2015 e 2019. Vista do rio Paraopeba cheio de lama, dois dias depois do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho
Foto: Washington Alves/Reuters
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a postura da Vale e de outras mineradoras envolvidas nas tragédias de Mariana e Brumadinho no que diz respeitos aos acordos de reparação que envolvem o governo federal. A declaração foi dada na manhã desta quinta-feira (8), em entrevista a uma rádio de Minas Gerais.
“A Vale não resolveu o problema de Mariana, não resolveu o de Brumadinho e finge que nada aconteceu. Ela imaginava que tinha que pagar R$ 126 bilhões e está oferecendo menos de um terço disso. É preciso brigar pra que a gente faça um acordo justo pro povo da região afetada seja o grande beneficiário desses recursos”, disse o presidente, em entrevista nesta manhã.
O presidente ainda admitiu não haver soluções para os impasses envolvendo o acordo nacional de reparação das tragédias, mas diz que “vai encontrar”.
Esta reportagem será atualizada assim que houver um posicionamento da Vale sobre o assunto.
Vídeos mais assistidos do g1 MG
Adicionar aos favoritos o Link permanente.