Piracicaba anuncia implantação de telemedicina na rede municipal; veja como vai funcionar


Consultas online vão ser para especialidades de pediatria e clínico geral, por meio de um aplicativo. Atendimento por telemedicina em Piracicaba vai ser para pediatria e clínico geral
Divulgação/GMI
A Prefeitura de Piracicaba (SP) homologou uma licitação para início de atendimento por telemedicina para pediatria e clínico geral. O serviço vai ser oferecido por meio de um aplicativo. Entenda abaixo como vai funcionar. 👇
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
A telemedicina é a prestação de serviços médicos a distância em casos de baixa complexidade. O modelo de atendimento passou a ser utilizado no país durante a pandemia da Covid-19, para evitar que pacientes com sintomas leves fossem até as unidades de saúde.
Em Piracicaba, a prefeitura fez a licitação para esse tipo de atendimento e a vencedora foi a GMI (Gestão Médica Inteligente Participações Ltda). A homologação da licitação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (7).
Segundo a prefeitura, o serviço deve começar a partir da emissão da Ordem de Serviço, após assinatura de contrato. O valor da contratação foi R$ 3.264.800,00.
Como vai funcionar? 🤔
A empresa vai prestar serviços médicos pela internet, por meio de videoconferência, oferecendo orientação médica. O serviço é voltado exclusivamente para especialidades de pediatria e clínico geral, nos casos de baixa complexidade.
Segundo a prefeitura, o horário de atendimento será alternativo ao funcionamento das unidades da rede de Atenção Básica, ou seja, no período noturno de segunda a sexta-feira, e aos sábados, domingos e feriados, durante 24 horas.
A intenção, segundo a prefeitura, é atender casos leves e sem risco de morte, para reduzir o impacto nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que são voltadas para atendimento de urgência e emergência. A estimativa da prefeitura é atender cerca de 3,5 mil pacientes por mês por meio da telemedicina.
O atendimento será realizado por meio do aplicativo do cartão Pira Cidadão, para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sem agendamento. Os moradores vão acessar o aplicativo e solicitar o serviço, que deverá ocorrer em até 10 minutos do pedido.
O médico deverá classificar o paciente segundo Sistema de Classificação de Risco (Protocolo de Manchester), que utiliza cinco cores para identificar o grau de cada paciente – vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, onde a cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves. As consultas médicas terão duração média de até 12 minutos.
O médico atendente deverá orientar o paciente identificado nas classificações amarelas, laranjas ou vermelhas, a busca por atendimento em uma UPA.
Cartão Pira Cidadão 🪪
Para obter o cartão Pira Cidadão, o cadastro deve ser feito no site www.cidadao.piracicaba.sp.gov.br ou pelo aplicativo Pira Cidadão para celular e tablet, disponível para Android e IOS.
Também há pontos fixos para cadastramento: no Poupatempo Municipal/Centrus – ao lado do Terminal Central de Integração (TCI) –, das 8h às 16h, e o Centro de Especialidades Médicas (CEM) – o Postão, atrás do Mercado Municipal –, das 8h às 17h; e na sede do Cartão Pira Cidadão à travessa Olegário Mariano, 327, Vila Monteiro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e sábados, das 8h às 12h.
Em caso de dúvidas, o contato é (19) 9.9458-3813.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.