Número de castrações de animais tem queda na rede municipal de Piracicaba


Castramóvel recebido em 2020 não foi utilizado e contratos com clínicas particulares passam por ajustes jurídicos, segundo administração municipal. Castração de animal em Piracicaba
Prefeitura de Piracicaba
O número de castrações de animais pela Prefeitura de Piracicaba (SP) teve uma queda de 28,3% em 2024. Foram 5,4 mil procedimentos no ano passado, enquanto em 2023 ocorreram 7,6 mil.
📲 Participe do canal do WhatsApp do g1 Piracicaba
A quantidade de atendimentos do tipo teve um aumento gradativo entre 2021 e 2023, antes da queda no ano passado. Já neste ano, até a última sexta-feira (23), foram 1,7 mil castrações. Veja no quadro:

Contratos particulares suspensos
Uma das apostas para oferecer esse tipo de serviço nos últimos anos foram as parcerias com clínicas particulares, que atualmente estão suspensas. Segundo a administração municipal, os contratos estão passando por ajustes jurídicos.
Nesta segunda-feira (26), o g1 acessou uma área online para agendamento de castração, no site da prefeitura, e a informação é de que, atualmente, as vagas estão esgotadas.
“Atualmente, o Departamento [de Bem Estar-Animal] oferece atendimento a animais vítimas de maus-tratos e animais errantes em vias públicas, que necessitem de algum tipo de assistência, além da doação de animais”, informou a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, em nota.
Área para agendamento de castração informa que vagas estão esgotadas
Reprodução/ Prefeitura de Piracicaba
Castramóvel sem utilização
Em maio de 2020, a prefeitura recebeu um veículo destinado à castração de cães e gatos, com quatro salas. Nele, há mesa cirúrgica, aquecedor, ar condicionado, exaustores, tomadas, cubas com torneiras, reservatório para água potável e caixa para dejetos, entre outros itens.
No entanto, em resposta a um requerimento aprovado na Câmara, no último dia 16, a prefeitura informou que o serviço de castração móvel nunca foi implantado na cidade. Mas que tem um centro cirúrgico onde são realizadas as cirurgias e não há falta de insumos.
Ao g1, a administração municipal explicou que há um equipamento móvel que foi utilizado na gestão passada nas edições do programa Pira nos Bairros, como ponto de oferta de vacinas para cães e gatos. E que o departamento realiza atendimento móvel no recolhimento e acolhimento de animais em situação de sofrimento ou maus-tratos.
Castramóvel recebido pela prefeitura em 2020 não foi utilizado
Divulgação/ Prefeitura de Piracicaba
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.