Viagens de trem entre PA e MA são retomadas, após protesto na Estrada de Ferro Carajás


Trem liga as cidades de Parauapebas e São Luís e as viagens estavam suspensas devido a um protesto de grupos ligados ao MST. Trem de passageiros da Vale
Marcus Desimoni/NITRO
A Vale informou que foram retomadas, neste sábado (24), as viagens de trem do Pará ao Maranhão, após uma liberação da Estrada de Ferro Carajás, na região da Parauapebas.
Clique e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
As viagens de trem de passageiros ligando Parauapebas, no sudeste do Pará, a São Luís, no Maranhão, haviam sido suspensas nesta quinta-feira (22) e sexta (23) devido a um protesto realizado por grupos ligados ao Movimento Sem Terra (MST), como parte das Lutas pela Reforma Agrária. Os manifestantes alegam que acordos firmados não foram cumpridos por mineradoras na região.
MST interdita acesso a mina de cobre em protestos na estrada de ferro Carajás, no Pará
A Vale informou que obteve a liminar para a reintegração de posse junto ao juízo plantonista de Parauapebas e que ‘políticas de reforma agrária são de competência dos órgãos reguladores’.
A ocupação da ferrovia impactou a circulação dos trens e cancelou a viagem para mais de 1,6 mil usuários do Trem de Passageiros. As pessoas afetadas ainda podem remarcar o bilhete ou pedir o reembolso do valor investido na compra da passagem no prazo de até 30 dias.
Em março, as viagens também ficaram suspensas por alguns dias após protesto da etnia Gavião da Terra Indígena Mãe Maria, no Pará. Nesta ocasião, o protesto também sobre os trilhos da Ferrovia Carajás, que realiza viagens de trem de São Luís, no Maranhão, até Parauapebas, no Pará.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.