Grupo de 12 repatriados da Faixa de Gaza chega a São Paulo nesta quinta-feira (22)

Um novo grupo de repatriados da Faixa de Gaza desembarca na manhã desta quinta-feira (22) no Aeroporto Internacional de São Paulo. A expectativa é que eles cheguem por volta das 10h30.

Desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, 127 brasileiros e seus familiares diretos foram retirados da Faixa de Gaza. No total, o governo brasileiro repatriou 1.572 pessoas que estavam em Israel, na Cisjordânia ou em Gaza. 

Neste grupo, desembarcam 12 brasileiros, incluindo seis menores de idade. Eles foram levados de ônibus até a fronteira com Israel, por onde entra ajuda humanitária, na madrugada de segunda-feira (20). De lá, seguiram até Amã, capital da Jordânia, onde embarcaram em um voo comercial nesta quarta-feira (21). Ao chegarem no Brasil, os repatriados serão acolhidos por uma equipe do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

De acordo com o governo federal, a operação foi realizada em sigilo a fim de garantir a segurança dos repatriados e teve o apoio das Embaixadas do Brasil em Amã e Tel Aviv e do Escritório de Representação em Ramalá. 

Entre os menores de idade, estão Ansharah, Alaa e Khaled, de 6, 7 e 8 anos, que vão reencontrar o pai, Ramadan Abdou, após um ano e cinco meses separados. Ele foi priorizado no primeiro voo de repatriados por ser casado com uma brasileira, com quem tem dois filhos nascidos no Brasil. As três crianças não vieram anteriormente porque são fruto de um outro casamento de Abdou e são palestinos de origem. 

“Estou tão feliz que meus filhos estão na lista”, disse Abdou ao portal Metrópoles. “A situação lá é muito difícil. Sem comida, água ou eletricidade. Com bombardeios intensos diariamente”, acrescentou.

O Ministério das Relações Exteriores informou em nota que “continua a acompanhar a situação securitária na Faixa de Gaza e desaconselha quaisquer deslocamentos à região”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.