
Gestores, especialistas e representantes de empresas de todo o país se reúnem em Salvador, nesta quinta (22) e sexta-feira (23), para debater os principais desafios e soluções para a mobilidade urbana. A 6ª edição do Fórum Baiano de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana acontece no Hotel Intercity e deve reunir dezenas de cidades da Bahia.
O diretor executivo do Fórum, Saulo Figueiredo, que também já foi secretário de Transporte e Trânsito — antiga SMTT de Feira de Santana —, destacou a importância da troca de experiências no setor.

“Os maiores especialistas de todo o Brasil já estão chegando a Salvador para a troca de experiências na área de mobilidade urbana. E a grande novidade será a seleção de três municípios para fazerem testes com a eletromobilidade, ou seja, os ônibus elétricos. Isso deve ser anunciado já amanhã à tarde, a disponibilização desses três ônibus elétricos para que as cidades baianas que estejam presentes no evento façam esse teste”, explicou.
Além da eletrificação da frota, estão na pauta temas como captação de recursos, consórcios intermunicipais, municipalização do trânsito e mobilidade ativa. Haverá ainda uma visita técnica ao projeto Rua Viva, no bairro do Doron, em Salvador.
Representando Feira de Santana, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, confirmou presença e reforçou a importância do debate.

“São diversos fóruns realizados durante o ano, onde há uma troca de experiências, apresentação de cases de sucesso e o debate sobre os principais problemas do setor, tendo em vista que a mobilidade foi alçada pelo povo brasileiro a uma prioridade, ao lado da educação, da saúde e da segurança”, pontuou.
Sérgio também chamou atenção para os desafios do setor, como a evasão de passageiros do transporte público. “Tendo em vista a ampliação do crédito para compra de carros usados, de motos, o transporte clandestino que existe nas principais cidades e que não recebe o devido combate das autoridades responsáveis por combater a criminalidade, a ilegalidade”, completou.
O evento conta ainda com a participação do Grupo Caio. A empresa, referência na fabricação de carrocerias de ônibus, deve apresentar soluções voltadas à melhoria do transporte coletivo.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.